Quebrando as regras de casa

“Ela é contra as regras”

Hmm, na verdade eu vivo sob as minhas próprias regras.

________________________________

Você já parou pra pensar na diferença entre normas impostas pela natureza X normas impostas pelo homem?

Naquelas eu acredito, nessas já nem tanto…

Por mais que eu não saiba explicar à fundo (pois meus conhecimentos matemáticos são, de fato, limitados) eu sei que 2+2=4 e que há alguma explicação racional por trás disso, a qual ninguém nem ousa contestar.

Não por falta de vontade né, mas porque 2+2=4 e ponto.

Agora, (indo direto ao ponto) uma união formal de casal (lê-se casa/mento), por exemplo, eu já não diria que é uma norma imposta pela natureza.

Tem como impedir que aconteça? Escolher como e quando? Tem uma explicação lógica incontestável? Não.

Não, não é algo natural, que deve realmente acontecer simplesmente porque é assim que as coisas funcionam.

Essa é uma norma imposta pelo homem, digna de contestação e reflexão. E digna de interpretação também, na minha opinião.

Vamos lá, o que casamento significa pra você?

a. Juntar as escovas

b. Fazer uma bela cerimônia

c. Assinar um papel

d. Usar um anel

e. O enfrentar os desafios do tempo + dia-a-dia de um casal que curte a companhia um do outro

Todas as alternativas acima são corretas, você é livre pra escolher aquela que mais te representa.

Mas | eu | vou de e.

Pra mim, o significado de casamento depende do contexto, e, na minha opinião, significa escolher conscientemente abrir mão da minha individualidade para compartilhar uma parte do meu ser com alguém que eu amo, e ser grata por essa pessoa escolher se compartilhar comigo também.

É se adaptar, aceitar as diferenças, abraçar as vulnerabilidades, aproveitar a companhia, torcer pelas vitórias, superar o desafios, dar e receber amor. Do outro, pelo outro.

Para mim, não é sobre uma regra, uma ordem, um momento único que nunca vai voltar, algo que só acontece uma vez na vida.

Pode até ter uma ínfima parte minha que ache isso também (somos todos complexos ok). Mas, com certeza – para mim – não é majoritariamente sobre isso.

Eu, pessoalmente, tenho a sorte de viver um casamento com alguém querido há muito tempo, e não preciso de uma data no calendário ou um papel oficial para me dizer se sou ou não “casada”.

Sim, tá tudo mais do que muito bem precisar de uma data, querer ter uma cerimônia, achar que vai mudar algo depois do dia marcado. Acho lindo! Um dia eu também vou querer celebrar a minha união.

Mas só porque sim. Para me divertir, porque estamos afim.

Não pra seguir uma ordem, não porque é assim que tem que ser, não porque existe um relógio invisível contando um tempo supostamente limitado.

O que significa 10 anos se a vida acontece todo o dia?

Não curto falar muito sobre esse tema – principalmente em primeira pessoa – porque tem gerado bastante polêmica com os meus familiares nesse momento de pressão rs, mas sinto que preciso expressar minhas ideias porque pode ter outros aí como eu questionando essa história de ordem, e “tá na hora” e blablabla – quem disse que não vou ter filhos antes de “casar”?

Às famílias, parem de pressionar os cosanguíneos. Parem de dar tanta importância à algo que, no final das contas, o dia seguinte é só o dia seguinte! Eu sei que é porque você quer viver esse momento, mas haja paciência aí

À você que escolheu a alternativa e, continue seguindo suas próprias regras. Faça o que/quando tiver vontade, da forma que achar melhor.

À quem escolheu a/b/c ou d, você está certo e seja feliz! Siga sua visão de mundo e tenha uma vida linda ❤

Porque no final das contas, a beleza do casamento ser uma instituição criada pelo homem é a (via de regra) liberdade de escolha. Seja lá qual for a sua opção, eu vou comemorar junto contigo e me sentir realizada por você estar realizado

Agora, quando se tratar da minha liberdade de escolher, eu exijo o meu direito de exerce-la.

______________________

Será que um dia vou mudar de opinião? Curiosa.

.

.

.

Foto: Sardenha, Itália

Leave a Reply

Fill in your details below or click an icon to log in:

WordPress.com Logo

You are commenting using your WordPress.com account. Log Out /  Change )

Twitter picture

You are commenting using your Twitter account. Log Out /  Change )

Facebook photo

You are commenting using your Facebook account. Log Out /  Change )

Connecting to %s